
Desde que o site-azul-do-galeguinho-de-palo-alto colocou um botão de ‘like’ em seu microblog, a principal busca da humanidade é às moléculas de endorfina que o cérebro produz com a sensação de prazer ao ver algumas notificações em nossos apps sociais.
Interação com uma comunidade, tarefas competitivas ou colaborativas, sentimentos de vitória ou de alívio são os troféus do usuário. As marcas ainda incrementam essa experiência com brindes, prêmios e presentes virtuais ou reais. Tudo pelo sentimento de ‘preciso passar aqui amanhã’ que os games dão ao usuário.
Preciso criar uma gameficação para um app massivo de uma seguradora a toque de caixa. Estudei tudo que podia sobre o assunto e somei ao que sempre amei em games e apps gameficados para trazer uma experiência de engajamento e diversão.
De todos artigos, notícias, cases e livros que tive contato, destilei essa listinha do que é fundamental e indispensável para fidelizar o usuário de maneira lúdica e leve.
1 – objetivo claro e alcançável
marcadores do dia / semana / mês
Se demorar, explicar o porquê
Mostrar valor e benefício de se estar fazendo a tarefa (nos erros, sucessos ou carregamentos)
2 – Elogios e motivação
Não esperar até o final dar o feedback positivo
Diversificar as comemorações e elogios: “parabéns”, “muito bom”, “Você conseguiu”, etc…
motivação: em tarefas mais longas ou difíceis, ter aquele “don’t give up” XD
Ter um lembrete de “quase lá”
Nas coisas fáceis, avisar que o app sabe que foi fácil “Viu que fácil?”
3 – Progressão
Barra de progresso precisa e graduada
Achievements ou troféus distintos para tarefas longas e curtas
4 – Programa de fidelidade claro
Oferecer recompensas à altura dos pontos ganhados.
Power-ups de tempo limitado
Bônus de fidelidade – com tarefas menores ou diferenciadas.
5 – Convidar amigos
Tarefas competitivas ou em cooperativas
Ter um painel de amigos e contatos
6 – Ser gentil nos erros
Sempre parecer um incentivo
Simplesmente fingir que não viu – ou opção de apagar o input
ser sempre sobre ‘aprendizado’ e pouco sobre ‘vencer’.